11/08/2015 - Coren-RS envia nota de repúdio à Secretaria Estadual da Saúde por postagem no Facebook



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) enviou nesta terça-feira (11) uma nota de repúdio à Secretaria Estadual da Saúde (SES) e à Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (ESP/RS) em reação a uma postagem no Facebook. A publicação, originalmente divulgada na segunda-feira, na fan page oficial da secretaria, foi compartilhada na página da escola na mesma rede social. 

A postagem afirma, de forma equivocada, que 10 de agosto é “Dia da Enfermeira” e, logo abaixo, trazia o seguinte texto: “Enfermeiro é o profissional que zela pelo bem estar dos pacientes - auxiliando o médico quando necessário e prestando assistência física e psicológica a esses pacientes e suas famílias”. O Conselho entende que a publicação representa um desrespeito à categoria e fere os preceitos éticos e legais da profissão.

Cabe ressaltar que 10 de agosto não é o Dia da Enfermeira – o Dia do(a) Enfermeiro(a) é comemorado no dia 12 de maio – , e tampouco deveria a  SES caracterizar a profissional enfermeira como auxiliar de médico e "quando necessário". Na nota, a Autarquia exige a retratação da SES e da escola junto à categoria. 

Lei aqui a nota de repúdio na íntegra e veja aqui a postagem na fan page da SES.

Fonte: Asscom Coren-RS