14/08/2015 - Coren-RS recebe explicações da Secretaria Estadual da Saúde sobre postagem no Facebook



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) recebeu nesta quarta-feira (12) um ofício da Secretaria Estadual da Saúde (SES). No documento – que é uma resposta a uma nota de repúdio enviada pela Autarquia na terça-feira (11) – a SES reconhece que a postagem realizada no dia 10 de agosto na fan page oficial da secretaria no Facebook foi fruto de um “equívoco”. 

A publicação afirmava, de forma incorreta, que 10 de agosto é “Dia da Enfermeira” e, logo abaixo, trazia o seguinte texto: “Enfermeiro é o profissional que zela pelo bem estar dos pacientes - auxiliando o médico quando necessário e prestando assistência física e psicológica a esses pacientes e suas famílias”. A postagem também foi compartilhada na fan page da Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (ESP/RS). 

O Conselho entende que o conteúdo representou um desrespeito à categoria e feriu os preceitos éticos e legais da profissão. Vale ressaltar que 10 de agosto não é o Dia da Enfermeira – o Dia do(a) Enfermeiro(a) é comemorado no dia 12 de maio – , e tampouco deveria a  SES ter caracterizado a profissional enfermeira como auxiliar de médico e "quando necessário".

Em um trecho do ofício enviado ao Conselho, o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, diz que “o equívoco foi originado com a confusão entre a data da assinatura do Decreto 2.956 (10/08/1938), que institui o Dia do Enfermeiro, com a data oficialmente reconhecida, que é o dia 12 de maio”. 

O Coren-RS reafirma que estará sempre ao lado dos(as) profissionais da Enfermagem, defendendo seus direitos e tomando as medidas cabíveis que julgar necessárias, como nesse caso. A Autarquia seguirá lutando por uma categoria mais forte e valorizada. 

Leia aqui a nota de repúdio enviada pelo Coren-RS à SES, o ofício da SES em resposta à nota e a postagem na fan page da secretaria.
 
Fonte: Asscom Coren-RS