21/08/2015 - Entidades criam Conselho de Enfermagem da América do Sul

Iniciativa visa promover a integração sul-americana para a melhoria da profissão

Durante a realização da I Cúpula de Enfermagem da América do Sul, em Assunção (Paraguai), os(as) profissionais da profissão fundaram o Conselho de Enfermagem da América do Sul. O órgão atuará como instância permanente de integração, promovendo a cooperação técnica e política. Os países sul-americanos compartilham realidades similares e desafios comuns, sobretudo quanto à desregulamentação da formação em Enfermagem, considerada uma ameaça à Saúde Coletiva.

Além do Brasil, o Conselho conta com a participação da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. O Brasil será representado pelos conselheiros federais Walkirio Costa e Vencelau Pantoja e pela conselheira Fátima Sampaio, eleita secretária da entidade. A enfermeira María Concepción Cháves, do Paraguai, assume a presidência.

“A criação do Conselho de Enfermagem da América do Sul é um passo decisivo para a integração. Queremos participar da formulação das políticas de Saúde Coletiva e formação profissional, de maneira articulada”, afirmou a conselheira Fátima Sampaio.

Durante a missão internacional, a conselheira participou, ainda, do XI Congresso Paraguaio de Enfermagem, onde proferiu palestra “A formação e a prática da profissão de enfermagem como força de trabalho na América Latina e Caribe”, e II Congresso Nacional de Especialidades de Enfermagem, com a palestra sobre o modelo de assistência adotado no programa Saúde da Família.

Fonte: Ascom Cofen