21/09/2015 - Ligações para o CVV no Rio Grande do Sul agora são gratuitas



O serviço do Centro de Valorização da Vida (CVV) no Rio Grande do Sul agora funciona com ligações gratuitas para todo o Estado. A mudança passou a vigorar no dia 10 deste mês – Dia Internacional de Prevenção do Suicídio. O número para contato agora é o 188 – anteriormente, o número era 141 (que segue valendo para o restante do país e tem o custo de uma ligação local). 

A mudança para o 188 no RS foi concretizada por meio de um acordo de cooperação entre o CVV, o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Trata-se de um projeto experimental.  

O Estado foi escolhido por possuir a maior taxa de suicídios no país (10,5 casos a cada 100 mil habitantes por ano, contra a média brasileira de 5,3 casos a cada 100 mil habitantes por ano). Outro fator para a escolha foi a grande demanda por atendimentos do CVV após a tragédia da boate Kiss, em Santa Maria, em janeiro de 2013.

Sobre o CVV

O CVV, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 68 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail.

É associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como a melhor iniciativa não governamental de prevenção ao suicídio no Brasil.

Fonte: Asscom Coren-RS (com informações de www.gaucha.clicrbs.com.br/rs e www.cvv.org.br)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176