24/09/2015 - Ação do Coren-RS resulta em interdição parcial de UPA de Capão do Leão



No dia 23 de julho, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizou ação fiscalizatória na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Capão do Leão e emitiu relatório à Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, aos cuidados da Divisão de Vigilância Sanitária (DVS), sinalizando a existência de condições inadequadas de estrutura, higienização e esterilização. Na quinta-feira (17 de setembro), a DVS interditou parcialmente o local. 

Com a interdição, os atendimentos estão suspensos, exceto os de urgência e emergência. Os pacientes estão orientados a buscar consultas nos cinco postos de saúde do município e na unidade volante da Zona Rural. Segundo a titular da 3º Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Kátia Hoffmann, a instituição tem prazo de 15 dias para cumprir adequações de higienização e esterilização. De acordo com a secretária de Saúde de Capão do Leão, Rosa Beatriz da Silva Pinto, a instituição já começou a fazer os reparos.

O Coren-RS reitera que a nova gestão (2015 – 2017) tem o compromisso de realizar ações fiscalizatórias de caráter humanitário e educativo. No entanto, tem o dever de interceder firmemente quando as condições para o exercício profissional da Enfermagem são precárias e, por consequência, colocam em risco a qualidade dos serviços prestados à população. 


Fonte: Asscom Coren-RS 
Jornalista Luciano Gasparini Morais
DRT/RS 14.608 
Foto: Camila Faraco | Gaúcha Zona Sul