27/09/2015 - Coren-RS defende abertura do PACS condicionada à segurança dos trabalhadores, usuários e comunidade



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do sul (Coren-RS) está participando ativamente das reuniões envolvendo a comunidade e servidores do Pronto-Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS), na Vila Cruzeiro, em Porto Alegre.

A unidade permanece fechada desde a última sexta-feira (25), quando ocorreu uma morte e outras sete pessoas ficaram feridas em um tiroteio, além de ônibus incendiado nas proximidades.

Na reunião ocorrida na manhã deste domingo (27), no prédio do PACS, o Coren-RS esteve representado pelo conselheiro Estêvão Finger da Costa. Na ocasião, o Coren-RS defendeu a posição de manter o pronto-atendimento aberto à comunidade, condicionada à garantia de que a Prefeitura de Porto Alegre e o Governo do Estado cumpram com seu papel de oferecer segurança aos servidores e à comunidade, diante à situação de violência que vem se agravando.

O Coren-RS também defende que o Estado solicite ao Governo Federal o apoio da Força Nacional para garantir segurança à comunidade, usuários do sistema de saúde e servidores. São policiais capacitados para ajudar no policiamento ostensivo, sem custar nada aos cofres públicos do Estado.

Fonte: Asscom Coren-RS 
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695