29/09/2015 - Coren-RS ouve demandas dos profissionais da Enfermagem do PACS



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), por meio do conselheiro Ricardo Haesbaert e da coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), Cláudia Mastrascusa Espíndola, participaram, na manhã de hoje (29), de reunião com profissionais da Enfermagem do Pronto-Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS).

Na ocasião, foram ouvidas as demandas da categoria que, nos últimos dias, exerce sua profissão com insegurança, devido aos episódios de violência na região. A aproximação do Coren-RS com a categoria e a valorização dos profissionais para que o serviço de Enfermagem seja prestado com qualidade e segurança são diretrizes da gestão 2015-2017.

O conselheiro Ricardo Haesbaert reafirmou a posição do Coren-RS de que a manutenção do atendimento prestado no PACS está condicionada à garantia de que a Prefeitura de Porto Alegre e o Governo do Estado garantam segurança aos servidores e à comunidade. Ofício neste teor foi enviado ontem ao governador José Ivo Sartori e ao secretário municipal da Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter.

Para o auxiliar de Enfermagem do PACS, Jair Fortes Rodrigues, que coordenou a reunião, além da violência, outro problema enfrentado na Unidade é a falta de recursos humanos e equipamentos.

Já a coordenadora do Defisc, Cláudia Mastrascusa Espíndola, o dimensionamento de pessoal é um desafio para o Coren-RS. “Temos que fazer um dimensionamento próximo da realidade”. Cláudia também ressaltou a mudança no caráter da fiscalização da atual gestão, que deixa de ser apenas punitivo, mas com ações educativas e com a presença, também, de técnicos de Enfermagem na equipe de fiscalização.

A partir de agora, ficou estabelecido um grupo de trabalho envolvendo o Defisc e a equipe de Enfermagem do PACS para melhorar os fluxos de trabalho e tratar das demandas da categoria pertinentes ao Coren-RS.

Abaixo, íntegra do ofício enviado ao governador do Estado, José Ivo Sartori, e ao secretário municipal da Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, em 28/09/15.
 

“Senhor Secretário/Governador,

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) vem participando ativamente das reuniões envolvendo as diversas entidades, comunidade e servidores do Pronto-Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS), na Vila Cruzeiro, desde os episódios de violência ocorridos na última sexta-feira, dia 25 do corrente. Este Conselho defende a manutenção do atendimento prestado no pronto-atendimento à comunidade, porém condicionada à garantia de que a Prefeitura de Porto Alegre e o Governo do Estado cumpram com seu papel de oferecer segurança aos servidores e à comunidade, diante da situação de violência que vem se agravando dia-a-dia.
O Coren-RS, Autarquia Federal criada pela Lei 5905/73, órgão de fiscalização e regulamentação profissional, no dever de defender as prerrogativas profissionais da Enfermagem no Estado do Rio Grande do Sul, solicita a Vossa Senhoria que tome todas as providências para garantir o trabalho da equipe de enfermagem do PACS. Ressaltamos que além da segurança física, competências do Estado, tanto para profissionais quanto à população, também devem ser disponibilizados todos os recursos humanos necessários para o pleno funcionamento de uma unidade de Urgência e Emergência, sob pena de impedir o exercício da enfermagem no local.
Certos de suas providências,
Atenciosamente,

Daniel Menezes de Souza
Coren-RS nº 105.771
Presidente do Coren-RS”

Fonte: Asscom Coren-RS
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695