01/10/2015 - Coren-RS reúne-se com Secretaria Municipal da Saúde de Pelotas para tratar sobre o Pronto Socorrro

Conselho tenta o encontro desde o final de junho

Nos dias 15 e 16 de junho, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizou ação fiscalizatória no Pronto Socorro Municipal (PSM) de Pelotas e notificou a instituição em função do déficit de profissionais na área da Enfermagem.  A inspeção gerou forte repercussão na mídia local. Desde o dia 29 de junho, o Coren-RS vem tentando encontro a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) do município, o que finalmente ocorreu na manhã de quarta-feira (30 de setembro).
 
As entidades gestoras do PSM não têm cumprido prazos e requisitos de dimensionamento de pessoal estabelecidos na resolução nº 293/2004 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Em junho do ano passado, o Coren-RS ingressou com ação civil pública contra a Secretaria Municipal de Saúde e a administração do hospital cobrando a readequação no número de enfermeiros(as), técnicos(as) e auxiliares. O relatório desta última fiscalização, somado a outras vistorias, integrará os documentos do processo judicial.

Durante a reunião, o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, efetuou entrega do relatório produzido pelo Departamento de Fiscalização, que mostra a defasagem de 12 enfermeiros(as) e 26 técnicos(as). O presidente ainda reiterou a disposição da Autarquia para encontrar uma mediação para solucionar o problema e assim não colocar em risco a qualidade dos serviços prestados à população de Pelotas e região. Representando a Secretaria da Saúde do município estiveram presentes a Diretora Executiva Ana Costa e a Diretora de Gestão Ambulatorial e Hospitalar Rosângela Soares. Ainda participaram, o coordenador de enfermagem do Pronto Socorro, Alberto Luiz Brum, e o vice-presidente do Sindissaúde de Pelotas, Paulo Luiz da Silva. 
 
Fonte: Asscom Coren-RS
Jornalista Luciano Gasparini Morais
DRT/RS 14.608