01/10/2015 - Coren-RS participa de audiência sobre a Parada do Orgulho Louco na Assembleia Legislativa



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), por meio dos conselheiros Ricardo Haesbaert e Nelci Dias e do coordenador adjunto do Departamento de Fiscalização (Defisc), Lúcio Rodrigo de Camargo, esteve presente, no dia 30 de setembro, na audiência da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa com o tema Parada do Orgulho Louco.
 
O debate reuniu profissionais e usuários da rede de atendimento em saúde mental que discutiram o projeto de Lei 236/2015, que institui a Parada do Orgulho Louco no Rio Grande do Sul, de autoria dos deputados Stela Farias (PT) e Adão Villaverde (PT).
 
A audiência foi aberta pelo presidente da Comissão, Valdeci Oliveira (PT), que afirmou que “o projeto é um símbolo da superação do estigma do louco e da loucura e do resgate dos princípios da Reforma Psiquiátrica”.
 
A 5ª Parada do Orgulho Louco acontece em Alegrete, de 22 a 24 de outubro, e tem o apoio do Coren-RS. O lema deste ano é “Amai-vos uns aos Loucos”, conforme uma das mentoras do evento, a presidenta da Câmara de Vereadores de Alegrete, Judete Ferrari (PT).

O município sedia, desde 2011, a primeira Parada do Orgulho Louco promovida no Estado. Se aprovado o projeto de lei, passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Rio Grande do Sul.
 
A programação da 5ª Parada do Orgulho Louco prevê painéis sobre saúde mental, apresentações artísticas e culturais, rodas de conversa, entre outros.
 
Fonte: Asscom Coren-RS (com informações da Agência de Notícias/ALRS)
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695