05/10/2015 - Outubro Rosa: Coren-RS na luta por mais conscientização sobre o câncer de mama



Outubro chegou e, com ele, a necessidade de reforçar a importância de mais conscientização sobre o câncer de mama. O Outubro Rosa – instituído para chamar a atenção da sociedade para a doença – tem apoio total do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), que está nesta campanha ao lado de outras instituições e entidades da enfermagem e da saúde do Estado.  

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. O foco da campanha do Outubro Rosa do instituto neste ano é, inclusive, a disseminação de conhecimento para diminuir o alto índice de mortalidade – quanto mais informações sobre a doença e quanto mais cedo ela for diagnosticada, maiores são as chances de cura.  

O Coren-RS frisa a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e do sistema privado no engajamento quanto às ações de prevenção contra o câncer de mama. Também é dever do governo se responsabilizar em garantir o acesso ao tratamento o mais rapidamente possível após o diagnóstico da doença.   

Arrecadação de lenços e turbantes - Ao longo do mês de outubro, o Coren-RS vai arrecadar, em sua sede (Avenida Plínio Brasil Milano, 1155 – bairro Higienópolis – Porto Alegre – RS), lenços e turbantes para serem doados a mulheres em tratamento da doença. A caixa de coleta ficará na recepção do Conselho, que funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h15min. 

No Seminário de Capacitação “Dimensionamento adequado utilizando o Sistema de Classificação de Pacientes”, nesta segunda-feira, dia 05 de outubro, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, também haverá uma caixa de coleta. O evento começa às 18h.

Doe lenços, participe e divulgue o Outubro Rosa!

Fonte: Asscom Coren-RS (com informações do INCA)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176