28/10/2015 - Ação do Coren-RS resulta em interdição de Lar do Idoso, em Novo Hamburgo



As Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI´s) vêm recebendo atenção especial do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS). Neste mês de outubro, a Autarquia foi informada, através de ofício do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), sobre o fechamento do Lar do Idoso Novo Olhar, do município de Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, a partir de iniciativas do Conselho.
 
O Coren-RS realizou três ações fiscalizatórias no estabelecimento, constatou irregularidades acerca dos serviços de enfermagem em todas elas, além de emitir relatório à Divisão de Vigilância Sanitária (DVS) do estado, sinalizando a existência de condições inadequadas de estrutura, higienização e esterilização.
 
O Conselho reconhece a importância destas instituições e reitera que a nova gestão (2015 – 2017) tem o compromisso de realizar ações fiscalizatórias de caráter humanitário e educativo. No entanto, tem o dever de interceder firmemente quando as condições para o exercício profissional da Enfermagem são precárias e, por consequência, colocam em risco a qualidade dos serviços prestados à população.

Fonte: Asscom Coren-RS
Jornalista Luciano Gasparini Morais
DRT/RS 14.608