06/11/2015 - Coren-RS participa de reunião do Comitê da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis Congênita



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou na quinta-feira (05) da reunião do Comitê da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis Congênita, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, com participação de serviços e de instituições de saúde da Capital, realizada no Hotel Continental, em Porto Alegre.

Participou da reunião o conselheiro Ricardo Haesbaert, representante do Coren-RS no Comitê. Na ocasião, a médica Carolina Sales Vieira, da Universidade de São Paulo (USP), apresentou o trabalho realizado com o uso do Implanon, um contraceptivo em forma de implante, inserido embaixo da pele do braço, com duração de três anos, evitando a gravidez durante este período.

Para o conselheiro Ricardo, o contraceptivo é mais uma opção para mulheres, em especial para aquelas em situação de vulnerabilidade pelo uso de drogas. Segundo ele, “70% das gravidezes, principalmente na adolescência, não são planejadas, o que aumenta a possibilidade de transmissão vertical do HIV [de mãe para filho, na gestação]”.

Fonte: Asscom Coren-RS
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695