19/11/2015 - Coren-RS defende Política de Saúde Integral da População Negra e atuação da Enfermagem no processo



No Dia da Consciência Negra (20/11), o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) reafirma seu compromisso com a criação de uma Política de Saúde Integral da População Negra priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do SUS e garantindo o princípio de universalidade do sistema. Essa política deve incluir ações de cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção de doenças, bem como de gestão participativa, participação popular e controle social, produção de conhecimento, formação e educação permanente para trabalhadores de saúde, visando à promoção da equidade em saúde da população negra.

O papel da Enfermagem é muito importante nesse processo. Os(as) profissionais da Enfermagem são agentes fundamentais na promoção de uma política dessa natureza, pois são responsáveis pelo acolhimento e cuidado direto desses(as) pacientes.

Conforme o relatório Saúde Brasil 2005, alguns dados relacionados à saúde da população negra no país são preocupantes e somente com políticas efetivas de saúde pública será possível reverter esse quadro a médio prazo.  

Alguns dados do Relatório Brasil (2005):

- As mulheres negras grávidas morrem mais de causas maternas, a exemplo da hipertensão própria da gravidez, do que as brancas;
- A mortalidade infantil, por diferentes causas, é maior na população negra;
- Nas faixas etárias mais jovens, os negros morrem mais que os brancos.