19/11/2015 - Seminário do sistema Cofen/Conselhos Regionais discute fiscalização orientativa e educativa



O 7º Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais (Senafis) começou nesta quarta-feira (18), no município de Ipojuca, em Pernambuco. Na abertura, o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, destacou a necessidade de a fiscalização ter um caráter orientativo e educativo, e não apenas punitivo, e a importância da presença do(a) assistente de fiscalização (cargo ao qual poucos regionais aderiram) como complemento no processo fiscalizatório. 

As orientações vão ao encontro de diretrizes e ações da gestão 2015-2017 do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) no âmbito da fiscalização. Desde que assumiu, em fevereiro deste ano, a gestão vem adotando uma postura diferenciada nas ações fiscalizatórias, com foco em orientação, e não apenas em punição. A presença de assistentes de fiscalização também vem sendo frequente. 

O assistente de fiscalização do Coren-RS Charles Loretti, presente no Senafis, se pronunciou durante o discurso de Neri. Segundo ele, em outras gestões da Autarquia, os(as) assistentes eram designados(as) apenas para funções administrativas. “A nossa presença nas fiscalizações tem qualificado a interlocução com os(as) profissionais nas instituições”, afirmou.

A Autarquia também está sendo representada no seminário pelo presidente Daniel Menezes de Souza, pelos conselheiros Luis Fernando Frangulles Martins, Ricardo Arend Haesbaert e Willi Wetzel Junior, pela coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), Cláudia Mastrascusa, pela enfermeira fiscal Flávia Disconsi e pelo chefe da Divisão de Processos Institucionais, Marcio Felix.

Os objetivos do Senafis são discutir e alinhar políticas de fiscalização, propondo diretrizes coordenadas ao sistema Cofen/Conselhos Regionais. Participam fiscais, conselheiros(as) federais e estaduais e advogados(as) dos conselhos. O evento segue até sexta-feira (20).

Fonte: Asscom Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176