20/11/2015 - Coren-RS participa do I Simpósio Internacional de Promoção da Saúde, em Santa Catarina



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo conselheiro Estêvão Finger da Costa, participou do I Simpósio Internacional de Promoção da Saúde: Diálogo com os Determinantes Sociais, de 16 a 18 de novembro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O evento foi promovido pelo Núcleo de Extensão e Pesquisa em Enfermagem e Promoção da Saúde (NEPEPS), da UFSC, com apoio da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) – seção Santa Catarina. 

O simpósio foi marcado pela intensa troca de conhecimento, por meio de mesas redondas e rodas de conversa. Entre os conteúdos abordados estavam: reorientação dos serviços de saúde, criação de ambientes favoráveis, desenvolvimento de habilidades pessoais e implantação de políticas públicas saudáveis (princípios da Carta de Ottawa - 1986, deliberadas na I Conferência Internacional de Promoção da Saúde). O evento contou com a participação da PhD Suzanne Jackson, da Universidade de Toronto (Canadá).

Para o conselheiro Estêvão, o simpósio proporcionou debates e reflexões acerca de temas importantes para a sociedade, como o empoderamento dos(as) usuários(as) e da comunidade quanto ao sistema de saúde para que exerçam um controle social efetivo. 

“Promover saúde é promover cidadania. É empoderar o indivíduo, a família e a comunidade sobre sua própria saúde e as questões relativas à saúde de sua comunidade, de seu município, de seu estado, de seu país, incentivando a participação no controle social e em espaços decisórios. É estar inserido em espaços de discussão política de tudo que diz respeito à saúde e aos determinantes sociais que influenciam na saúde do povo. É a união entre o saber técnico, científico e o saber popular", disse.

O Coren-RS reafirma a importância desse tipo de evento, que proporciona discussões essenciais sobre a saúde da sociedade, seja em nível local, nacional ou internacional.

Fonte: Asscom Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176