20/11/2015 - Coren-RS participa de ato contra demissões e fechamento de leitos do HU de Canoas



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) esteve presente, quinta-feira (19), no ato promovido pelo Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (Sergs) e pelo Sinsidaúde, em frente ao Hospital Universitário de Canoas, em protesto às demissões de profissionais da saúde da instituição e ao fechamento de leitos.

A Autarquia esteve representada pela conselheira Nelci Dias que falou aos trabalhadores e à comunidade que o Coren-RS e as entidades sindicais estão atentos à situação do hospital e tomando as medidas cabíveis. “Demitir trabalhadores e fechar leitos é causar danos à saúde da população de Canoas e região e colocar riscos à vida e ao trabalho da enfermagem”, afirmou a conselheira.

Até o momento, foram demitidos cerca de cem profissionais da Enfermagem, entre enfermeiros(as), técnicos(as) e auxiliares, além do fechamento de 70 leitos. Estavam presentes no ato a presidenta do Sergs, Cláudia dos Santos, o presidente do Sindisaúde, Arlindo Ritter, entre outros membros das entidades.

O Coren-RS entende que, na medida em que leitos são fechados e uma quantidade muito maior de trabalhadores(as) são demitidos(as), os(as) que permanecem em seus postos de trabalho no hospital ficam expostos(as) a uma sobrecarga de trabalho e ao adoecimento, comprometendo o atendimento à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Asscom Coren-RS
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695