30/11/2015 - Coren-RS marca presença no seminário de 20 anos do Samu de Porto Alegre



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo coordenador adjunto do Departamento de Fiscalização (Defisc), Lúcio de Camargo, participou nesta sexta-feira (27) do Seminário de Aniversário de 20 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Porto Alegre. O evento fez um resgate histórico da trajetória do Samu na Capital – Porto Alegre foi a primeira cidade do país a implantar o Samu, em 1995 – e debateu os desafios do serviço. O seminário ocorreu durante todo o dia no Auditório do Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB), no bairro Santana.

O Coren-RS reconhece a grande importância do serviço e parabeniza a equipe do Samu pelos 20 anos. “O Samu completa 20 anos promovendo debates sobre o contexto de atendimento e as parcerias que atuam juntas com o serviço, como a Brigada Militar, a EPTC [Empresa Pública de Transporte e Circulação] e os hospitais. O atendimento móvel só é possível graças a essa articulação. Sem dúvida, o Samu exerce um papel fundamental para a sociedade”, disse Lúcio.

O evento começou com a apresentação da cantora Gerusa Bittencourt, que compôs uma música em homenagem ao Samu. Um clipe com imagens gravadas durante atendimentos feitos pelas equipes foi apresentado enquanto ela cantava. Em seguida, foi composta a mesa de abertura, que contou com o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, a secretária adjunta da Saúde, Fátima Ali, e representantes da Secretaria Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde e da EPTC.

Pela manhã, ocorreu uma mesa redonda sobre a relação do Samu com os componentes da Rede de Atenção à Saúde (como Brigada Militar, hospitais, EPTC, etc.) e, à tarde, uma palestra sobre a história do Samu e os panoramas futuros.

Sobre o serviço – O serviço na Capital conta com 13 bases que atuam 24 horas com ambulâncias básicas e UTIs móveis. O Samu opera com 312 pessoas, incluindo 56 médicos(as) e 129 auxiliares, técnicos(as) de Enfermagem e enfermeiros(as). O grupo também é composto por motoristas, administrativos, operadores de rádio e outras funções. Só no primeiro semestre de 2015, o Samu Porto Alegre realizou 19.587 atendimentos.

Fonte: Asscom Coren-RS (com informações da Secretaria Municipal de Saúde)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176