07/12/2015 - Coren-RS realiza palestra sobre comissões de ética nas instituições de saúde



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo chefe da Divisão de Processos Institucionais, Márcio Félix, realizou na sexta-feira (04) uma palestra no Hospital Nossa Senhora Conceição, em Porto Alegre. Ele falou sobre as comissões de ética institucionais, que têm como tarefa principal sensibilizar e educar os profissionais quanto às questões éticas da profissão. 

Márcio detalhou o papel dessas comissões – nas quais os(as) profissionais eleitos)as) regulam as relações internas – e falou sobre as questões éticas que envolvem os(as) profissionais da Enfermagem, citando pontos da legislação. Ele ainda diferenciou o papel do Conselho (de regular e fiscalizar) das demais entidades, como sindicatos, e ressaltou que a Autarquia é a responsável por tomar providências em casos mais graves envolvendo possíveis falhas de profissionais, por meio da instalação de processos éticos. 

Para ele, atividades como essa palestra são importantes para chamar a atenção à necessidade de debate constante acerca da ética profissional. “Na maior parte das vezes, as capacitações e palestras têm um caráter predominantemente técnico. Quando um hospital mantém uma comissão de ética interna, ela também pode realizar um trabalho preventivo e educativo quanto à ética profissional”, afirma Márcio. Participaram da atividade cerca de dez pessoas, entre enfermeiros(as) e técnicos(as).

Fonte: Asscom Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176