09/12/2015 - GT Saúde da Mulher do Coren-RS participa de congressos sobre Enfermagem Obstétrica e Neonatal



O Grupo de Trabalho (GT) Saúde da Mulher do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) – representado por Luciane da Silva e Virginia Leismann Moretto – participou do IX Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (COBEON) e do III Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (CIEON), que ocorreram entre os dias 02 e 04 de dezembro, em Belém (PA). Durante os eventos, aconteceram discussões importantes acerca da atuação dos(as) enfermeiros(as) obstétricos(as) no Brasil e em outros países, como a Inglaterra. Participaram aproximadamente 1,2 mil pessoas de todos os Estados brasileiros.

Um dos destaques foi a presença de Lesley Page, presidente da Faculdade Real de Parteiras do Reino Unido, na Europa. Ela relatou o que vem sendo feito no país nos últimos anos para incentivar o parto normal e passar o protagonismo da assistência ao parto para os(as) enfermeiros(as) obstétricos(as).
 
“Sem dúvida, houve avanços durante o congresso. Ele serviu para reforçar ainda mais a mobilização dos(as) enfermeiros(as) obstétricos(as) e as nossas convicções. Os números mostram que a presença desses(as) profissionais no parto diminui a mortalidade de mães e bebês e a prematuridade e impacta na diminuição de intervenções e cesáreas”, diz Virgínia, que é presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo) - seção Rio Grande do Sul.

Ao final dos congressos, foram divulgadas a carta de Belém, com um balanço do que foi tratado nos três dias de evento, e moções de repúdio contra alguns pontos, entre eles, a situação da Enfermagem Obstétrica no Rio Grande do Sul. Além da falta de campos de estágio para os(as) futuros(as) profissionais da área, entidades médicas vêm questionando a legitimidade, garantida por lei, da atuação desses(as) enfermeiros(as).

Em julho deste ano, o Coren-RS, a Abenfo-RS e o Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (Sergs) ajuizaram ação conjunta na Justiça Federal de Porto Alegre contra o Conselho Regional de Medicina (Cremers), Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul (Sogirgs) em defesa das prerrogativas dos(as) enfermeiros(as), dos enfermeiros(as) obstetras e do parto humanizado (leia mais aqui). A ação está tramitando.

O COBEON e o CIEON são organizados a cada dois anos pela Abenfo Nacional, com o apoio de diversas entidades, como o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e os conselhos regionais. Os próximos eventos irão ocorrer em 2017, em Campo Grande (MS).
 
Fonte: Asscom Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176