09/12/2015 - Parada do Orgulho Louco é incluída no calendário oficial de eventos do Estado



A Parada do Orgulho Louco, agora, faz parte do calendário oficial de eventos do Estado. A lei, de autoria dos deputados estaduais Adão Villaverde e Stela Farias, foi aprovada pela Assembleia Legislativa em novembro e sancionada pelo Executivo estadual em 04 de dezembro. A sanção, que foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (07), institui anualmente a celebração na última sexta-feira do mês de outubro.

Neste ano, a 5ª edição da Parada do Orgulho Louco ocorreu de 22 a 24 de outubro, em Alegrete. Com o tema “Amai-vos uns aos loucos”, o evento levou milhares de pessoas às ruas do município, proporcionando reflexões e ações de combate ao preconceito e na defesa da política antimanicomial. 

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), um dos apoiadores da Parada, participou das atividades deste ano (leia mais aqui). O Conselho defende a reforma psiquiátrica, a necessidade de superar preconceitos e o aumento de serviços como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). 

Fonte: Asscom Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176