18/12/2015 - Coren-RS participa de reunião sobre caso de violência contra profissionais na UBS Bananeiras



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) – representado pelo conselheiro Estêvão Finger da Costa e pelo coordenador adjunto do Departamento de Fiscalização (Defisc), Lúcio de Camargo – participou nesta quinta-feira (17), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Bananeiras, em Porto Alegre, de uma reunião para tratar sobre um caso de violência recente contra duas profissionais de Enfermagem do local. A agressão física teria sido cometida por uma usuária do posto, devido à falta de medicamentos. 

Também estavam presentes na reunião representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre, da Gerência Distrital e trabalhadores da UBS. Na ocasião, as duas funcionárias relataram o acontecimento. A Autarquia – que foi convidada pela SMS a compor um grupo de trabalho sobre a violência na rede municipal de saúde – deve se manifestar oficialmente sobre o caso por meio de um documento que será destinado à Secretaria. 

"O Coren-RS  tem se aproximado cada vez mais das demandas do cotidiano dos(as) trabalhadores(as). A violência é multifatorial: é mais macro, em nível de sociedade, e acaba se refletindo nos serviços de saúde. A falta de profissionais, sobretudo de Enfermagem e médicos(as), também pode ser causadora da insatisfação e da violência por parte dos(as) usuários(as) do SUS", afirma Estêvão.  

Fonte: Asscom Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176