11/02/2016 - Lançado novo site da Fiocruz sobre Dengue, Zika e Chikungunya

Portal tem informações qualificadas e seguras sobre as doenças transmitidas pelo aedes aegypti

A Fundação Oswaldo Cruz lançou recentemente o novo site Rede Dengue, Zika e Chikungunya (rededengue.fiocruz.br/). Trata-se de uma versão ampliada do antigo site Rede Dengue e tem como objetivo manter a população informada e atualizada sobre as principais notícias em relação a essas três viroses.

A iniciativa é da Rede Dengue, Zika e Chikungunya, coordenada pela vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz (VPAAPS). “A ideia é que o site seja um instrumento onde a população em geral possa ter informações qualificadas e de fonte segura, por meio de uma linguagem de fácil compreensão, sobre as principais questões em relação a dengue, zika e chikungunya”, afirmou o coordenador da Rede Dengue, Zika e Chikungunya, José Augusto de Britto, assessor da VPAAPS.

O Ministério da Saúde também mantém um site (combateaedes.saude.gov.br) sobre o combate ao aedes aegypti, com informações qualificadas sobre as viroses transmitidas pelo mosquito e ações de combate à proliferação. É importante que os profissionais de Saúde, como difusores de informação, acessem fontes fidedignas, evitando a disseminação de boatos. A relação entre o zika vírus e a microcefalia, malformação cerebral que acarreta redução do perímetro cefálico dos recém nascidos, já foi confirmada. A microcefalia também está associada a outras etiologias, como substâncias químicas e agentes biológicos (infecciosos), como bactérias, vírus e radiação.

Fonte: Ascom Cofen (com informações da Fiocruz e do Ministério da Saúde)