17/02/2016 - Coren-RS participa de mutirão de prevenção ao mosquito transmissor do zika vírus



No último sábado (13), Porto Alegre recebeu o mutirão de prevenção ao mosquito Aedes aegypti. O vetor é responsável pela propagação de doenças como dengue, chikungunya e zika. A ação foi realizada por equipes do Exército e agentes e profissionais da saúde junto às demais secretarias do Estado. Diversas instituições como universidades e ONGs também contribuíram. O objetivo de ações como essa é dialogar com a população para informar e ajudar a identificar os locais de criação de mosquito e prevenir os focos.

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) vem apoiando e cooperando com iniciativas para prevenir a disseminação do mosquito. O conselheiro Estêvão Finger da Costa esteve presente na Zona Norte de Porto Alegre junto a cerca de 200 profissionais do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). A concentração aconteceu no Parque Germânia.

Foram distribuídos informativos sobre o mosquito e as doenças transmitidas por ele. Para o conselheiro Estêvão, é essencial que o Conselho contribua com essas ações e o apoio dos(as) profissionais da Enfermagem é indispensável para conscientizar a população. “Os auxiliares, técnicos(as) e enfermeiros(as) estão na linha de frente porque estão em contato com o público todos os dias e têm o conhecimento necessário para instruir as pessoas.” Ele também alerta para que os cidadãos busquem informações e se disponibilizem para receber os(as) profissionais em suas casas.

Fonte: Asscom Coren-RS
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Laura Glüer - DRT/RS 5.351