17/02/2016 - Coren-RS apoia campanha contra formação de Enfermagem por EaD



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) está apoiando a campanha de combate à formação de profissionais de Enfermagem pelo ensino a distância. A iniciativa, encabeçada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), foi lançada oficialmente neste mês para alertar a população do risco desse tipo de modalidade de ensino na Enfermagem. 

As peças publicitárias serão veiculadas em revistas nacionais, de bordo e segmentadas, além de portais e redes sociais, ressaltando a importância do contato com os(as) pacientes, que deve permear a formação profissional.

Desde 2011, todos os conselhos profissionais têm posição contrária à formação por EaD na área de Saúde. O Cofen propôs o Projeto de Lei 2891/2015, que proíbe a graduação de enfermeiros(as) e formação de técnicos(as) na modalidade EaD. Apresentado pelo deputado Orlando Silva (PCdoB–SP), o projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Educação.

A situação do ensino a distância de Enfermagem no Brasil é estarrecedora. A operação EaD, realizada pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais, com visitas a 315 polos de apoio presencial dos cursos, constatou a ausência de infraestrutura e condições de ensino. 


Fonte: Asscom Coren-RS (com informações de Ascom - Cofen)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176