08/03/2016 - Dia da Mulher | Conselheira homenageada aborda violência contra a mulher



A enfermeira e conselheira Nelci Dias, do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), foi uma das homenageadas, nesta terça-feira (08), pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Porto Alegre (Cosmam), em reunião que integrou os debates do Dia Internacional da Mulher. Durante a reunião, presidida pela vereadora Lourdes Sprenger, cerca de 80 mulheres com destaque em diversas áreas da saúde e meio ambiente foram homenageadas.
 
Na ocasião, Nelci homenageou as trabalhadoras da Enfermagem - categoria formada em sua grande maioria por mulheres - que lutam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e levou algumas pautas para serem debatidas pela Cosmam, como a questão da violência. “Nós, profissionais da saúde e cidadãos de Porto Alegre, não podemos de deixar de falar sobre a violência”, destacou Nelci. Para ela, a violência da sociedade acaba impactando no exercício dos(as) profissionais da saúde, que estão na linha de frente. A representante do Coren-RS também afirmou que não se pode fechar os olhos para a violência contra a mulher. “Muitas vezes, é lá no serviço de saúde, onde a mulher procura atendimento para tratar dos problemas mais variados, que detectamos a violência”.

A conselheira homenageada também abordou as dificuldades encontradas para o exercício da Enfermagem nos serviços de saúde de Porto Alegre. “Temos um déficit, hoje, de cerca de 400 profissionais da Enfermagem no serviço de saúde, com salas de vacinas e de curativos fechadas parcialmente ou funcionando precariamente por causa da falta de trabalhadores. Esperamos que o Executivo encaminhe projeto de lei para criação de mais cargos para cuidar das pessoas. Esse é o foco da Enfermagem”, registrou.

A homenagem foi acompanhada pelo presidente do Coren-RS, Daniel Menezes Souza, e pela presidenta do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (Sergs), Claudia Silva. 
 
Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695