18/03/2016 - Homenagem a Everes reforça compromisso do Coren-RS com a igualdade racial



O enfermeiro Everes Figueiredo, falecido em 2003, foi homenageado nesta quinta, dia 17, durante a 402ª Plenária do Conselho Regional de Enfermagem. Everes foi uma das lideranças da enfermagem gaúcha até início dos anos 2000. 

A cerimônia foi marcada por muita emoção e reconhecimento ao trabalho do saudoso colega, com a presença de conselheiros, familiares de Everes, diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do RS (SERGS) e coordenação local da Comissão Especial de Políticas Públicas de Igualdade Racial (CEPPIR) do GHC. Visivelmente emocionados, irmã, pais e filho de Everes, além de outros parentes, receberam um troféu e um certificados, encaminhados pelo Cofen. 

A contribuição de Everes para a enfermagem gaúcha está eternizada no Museu Nacional da Enfermagem Ana Nery, em Salvador, na Bahia. A imagem de Everes foi escolhida para integrar a exposição permanente “História da Enfermagem Brasileira: a contribuição afrodescendente”.  

O presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, ressaltou o pioneirismo de Everes na luta pela igualdade racial. Lembrou também que a pesquisa perfil da enfermagem apontou a presença expressiva de negros(as) na categoria e que a atual gestão do Conselho está buscando dar maior protagonismo a diversidade de raça na profissão. 

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Laura Glüer
DRT/RS 5.351