30/03/2016 - Cofen e Coren-RS apresentam novas diretrizes aos responsáveis técnicos do RS



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizou nesta terça-feira (29), em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), uma reunião com os(as) enfermeiros(as) responsáveis técnicos(as) de todo Rio Grande do Sul, para tratar de temas de interesse da Enfermagem e das novas atribuições desta função. A reunião aconteceu no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS, sob a coordenação do presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, com a participação dos conselheiros federais Gilvan Brolini e Dorisdaia Humerez.

Daniel apresentou as principais conquistas da atual gestão do Coren-RS – como a redução das taxas aos(às) inscritos(as) em até 84%, a contratação por concurso, o processo seletivo para formação das Câmaras Técnicas na Autarquia, a descentralização dos serviços, as ações fiscalizatórias de caráter educativo e a luta pelo exercício legal da profissão. Também apresentou a programação da Semana de Enfermagem 2016 e esclareceu dúvidas sobre a renovação das carteiras profissionais.

Em seguida, passou a palavra ao conselheiro Gilvan Brolini, coordenador das Câmaras Técnicas do Cofen, que explanou sobre a nova resolução envolvendo as atribuições dos(as) responsáveis técnicos(as). Ao todo, são 24 atribuições, algumas já exercidas e outras novas para os(as) profissionais que atuam nesta função. O documento na íntegra com estas atribuições pode ser acessado aqui.

Ao final da reunião, houve também uma breve participação da conselheira Dorisdaia Humerez, coordenadora da operação EaD do Cofen e avaliadora institucional Inep/MEC para cursos de Enfermagem.  A conselheira alertou para a importância do debate sobre cursos em EaD na Enfermagem e os riscos deste tipo de formação para os(as) profissionais da saúde. A reunião com os(as) enfermeiros(as) responsáveis técnicos(as) antecedeu a audiência pública realizada sobre este mesmo tema. Cerca de 100 enfermeiros(as) de todas as regiões do RS participaram da reunião e da audiência na sequência. 

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Laura Glüer
DRT/RS 5.351