08/04/2016 - Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde lança cartilha sobre violência doméstica



Foi lançada em 2016, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS), a cartilha "Violência Doméstica: convivendo com o agressor". O material contém dados de pesquisas e estudos que foram divulgados nos últimos anos, além de informativos sobre o que é e como se manifesta a violência doméstica.

Até outubro de 2015, 38,72% das mulheres em situação de violência relataram que sofriam agressões diariamente, segundo a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). Em 67,36% dos relatos, as violências foram cometidas por homens com quem as vítimas tinham - ou já tiveram - algum vínculo afetivo, como namorados ou maridos. Em cerca de 27% dos casos, o agressor era um familiar, amigo, vizinho ou conhecido.

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) apoia iniciativas como a da CNTS, que têm como objetivo auxiliar os trabalhadores e trabalhadoras da saúde, que diariamente convivem com casos de violência, na assistência a vítimas de maus tratos.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Laura Glüer - DRT/RS 5.351