14/04/2016 - Coren-RS participa de reunião sobre assistência farmacêutica na Câmara de Vereadores da Capital

Autarquia reafirmou que dispensação de medicamentos não é atividade da Enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo presidente Daniel Menezes de Souza, participou nesta terça-feira (12) de uma reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. No encontro foi discutida a assistência farmacêutica na rede de Atenção Básica em saúde na Capital.

Daniel foi o primeiro a se manifestar. Ele reafirmou que a dispensação de medicamentos não é atividade dos(as) profissionais da Enfermagem. “Temos um quadro reduzido de trabalhadores contratados pelo município e a delegação dessa tarefa os têm afastado de suas reais obrigações. As salas de vacina, por exemplo, não atuam a pleno, e os curativos e as visitas têm sido prejudicados”, disse.

Na rede municipal de saúde de Porto Alegre, profissionais de Enfermagem têm entregue medicamentos, conforme determinação judicial. Entretanto, servidores alegam que também estariam fazendo dispensação, o que não está autorizado pela liminar. O Coren-RS está recorrendo da medida (saiba mais: www.portalcoren-rs.gov.br/index.php?categoria=servicos&pagina=noticias-ler&id=4924 / www.portalcoren-rs.gov.br/index.php?categoria=servicos&pagina=noticias-ler&id=4937).

Também falaram representantes do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), do Conselho Regional de Farmácia do RS (CRF-RS), do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do RS (Sindifars), do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), do Sindisaúde, vereadores, além de servidores do município na área da saúde.

Por sugestão da vereadora Jussara Cony, proponente da reunião, a Cosmam solicitou ao secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, que o Executivo faça um decreto criando um Grupo de Trabalho (GT) formal para tratar do tema. Esse GT teria representantes de instituições e entidades da Saúde e da população.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional (com informações da Câmara de Vereadores de Porto Alegre)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176