22/04/2016 - Coren-RS presente no ato contra a violência no HPS



O conselheiro Estêvão Finger e a coordenadora do Departamento de Fiscalização, Cláudia Mastrascusa, representaram o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) no ato realizado em protesto contra a violência no Hospital de Pronto Socorro, em Porto Alegre, no último dia 22 de abril. O ato foi organizado pela associação de funcionários da instituição, devido a um novo incidente de violência ocorrido esta semana – vários tiros foram disparados na sala de emergência, no dia 19 de abril. Esse é mais um caso de violência dentre tantos outros envolvendo a saúde pública no RS, que traz vulnerabilidade aos cidadãos e profissionais. 

Durante o ato, Estêvão falou que a segurança institucional não é tarefa dos(as) profissionais da Enfermagem e enfatizou que esse não é o primeiro caso de violência na instituição. “O Conselho exige que sejam adotadas medidas preventivas de segurança no HPS. Profissionais e pacientes precisam se sentir seguros e essa é tarefa do gestor público”, afirmou.  Também ressaltou que há déficit de profissionais na área da Enfermagem da rede pública municipal e que esse quadro de violência agrava ainda mais a situação do exercício profissional. 

O conselheiro e a coordenadora da Fiscalização também visitaram as instalações do HPS e constataram, entre outras irregularidades, que a sala de classificação de risco é pequena, inapropriada e sem rota de fuga em caso de situações de violência. 

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Laura Glüer
DRT/RS 5.351