17/05/2016 - Exposição fotográfica mostra o dia a dia da Enfermagem



Dezenas de pessoas prestigiaram, no final da tarde de segunda-feira (16), a abertura da Exposição Fotográfica "Caminhos do Cotidiano da Enfermagem", na Praça Central do Hospital Santa Casa de Porto Alegre. O evento integra a Semana de Enfermagem 2016 promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) em conjunto com as entidades e instituições de saúde, que vai de 12 a 22 de maio. 

Cinco personagens da Enfermagem foram retratados(as) durante suas rotinas, que envolvem duplas jornadas, responsabilidades diversas, dois empregos e um cotidiano repleto de afazeres: a técnica de Enfermagem Ursula Adriana Sander Stüker, da unidade Santa Marta, em Porto Alegre; o técnico de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), estudante de graduação em Enfermagem na UFRGS e membro do diretório acadêmico, Claudenilson da Costa Régis; o enfermeiro João Carlos Silva, há 32 anos na Enfermagem, sendo 16 deles no SAMU; a enfermeira Jéssica Hilário de Lima, da Unidade Santa Tereza, em Porto Alegre; e a enfermeira Carmen Pozzer, que trabalha há 39 anos na Santa Casa de Misericórdia e é coordenadora do Centro de Material e Esterilização na instituição.

Emmanuel Denaui foi o fotojornalista responsável por mostrar, em detalhes, a complexidade destas realidades. Ele é especialista em fotojornalismo conceitual e assina fotografia para diversas revistas. 

O presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, saudou os(as) presentes e afirmou que a categoria se reconhece através das fotografias. “Precisamos nos fortalecer e apresentar ao Estado quem somos”, ressaltou.

Emocionada, a conselheira do Coren-RS e idealizadora da exposição, Nelci Dias, disse que mostrar o dia a dia do(a) trabalhador(a) era um sonho acalentado. “A ideia da mostra fotográfica é fazer com que a Enfermagem se veja, que possa recuperar a sua auto-estima, pois o trabalho, muitas vezes, não é valorizado.”
  
Para a representante da Santa Casa, instituição anfitriã da exposição, Rita Somensi, receber a mostra é muito gratificante. “Todos os profissionais da Enfermagem são pessoas especiais que lidam com a vida, o bem mais precioso”, afirmou. 

Várias autoridades prestigiaram o evento, entre elas, Célia Chaves, presidente do Conselho Estadual de Saúde; Rita Somensi, enfermeira responsável técnica do Hospital Santa Casa, Claudia Silva e Denise Cruz, presidenta e secretária geral do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (Sergs), Conceição Proença, vice-presidenta da Associação dos Enfermeiros do Hospital de Clínicas (AEHC), Joel Mancia, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem - seção RS (ABEn-RS), Carlos Webber, diretor da Feessers, o deputado estadual Tarcísio Zimermann, a vereadora de Porto Alegre Jussara Cony; a diretora da Fetrafi, Denise Correa; e os conselheiros Abelardo Gomes, Estêvão Finger da Costa, Luís Frangulles Martins, Maurelize da Silva, Nelci Dias e Ricardo Haesbaert.

A exposição ficará disponível até o dia 22 de maio na Praça Central do Hospital Santa Clara (dentro do complexo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre). Após esta data, irá percorrer outras instituições

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695