19/05/2016 - Santa Maria: participantes defendem menos precarização e mais valorização



A unidade dos(as) profissionais da categoria e a importância de pensar coletivamente foram pontos destacados no terceiro evento do ciclo de debates "Divisão Social do Trabalho em Enfermagem - Cenário Atual e Desafios", realizado nesta quarta-feira (18), no Auditório Gulerpe do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). O debate reuniu profissionais da Enfermagem de hospitais da região e de unidades básicas de saúde e estudantes de nível universitário e técnico.

Coordenado pelo conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) Ricardo Haesbaert o evento teve como debatedores a gerente de Atenção à Saúde do HUSM, enfermeira Soeli Guerra, e o presidente do Sindisaúde de Santiago, o técnico em Enfermagem José Airton Clérice e, secretariando os trabalhos, a presidenta do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Cláudia Silva.

Em sua fala inicial, o conselheiro Ricardo saudou o público presente afirmando que a categoria tem muito a crescer e conquistar, mas que é necessário a conscientização sobre seu papel para avançar.

Para Soeli Guerra, a Enfermagem tem um grande papel dentro do coletivo dos(as) profissionais da saúde, mas é preciso ter mais preocupação quanto a sua organização como grupo de trabalhadores(as) de saúde. “Temos que nos inserir dentro das entidades, sindicatos, associações e conselhos para o nosso fortalecimento e conseguirmos mais avanços, melhorias e menos precarização e sofrimento."

O representante do Sindisaúde no debate, José Airton, ressaltou que a Enfermagem e a saúde são poucos valorizados. Deu como exemplo a falta de repasse de verbas do governo do Estado aos hospitais, o não-pagamento dos salários dos(as) profissionais da saúde e a luta pela aprovação das 30 horas, que se estende por muitos anos.

O ciclo de debates termina nesta sexta-feira (20) no Hospital Vida e Saúde, em Santa Rosa. A programação da Semana da Enfermagem 2016, promovida pelo Coren-RS, ainda terá o lançamento do livro "Caminhos do Cotidiano da Enfermagem", nesta sexta, às 18h, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, e a Mostra da Enfermagem, no domingo (22), no Brique da Redenção, também na Capital. 

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695