03/06/2016 - Coren-RS participa de reunião do Comitê de Transmissão Vertical HIV e Sífilis Congênita da Capital



No dia 2 de junho, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo conselheiro Ricardo Haesbaert, esteve presente em reunião do Comitê da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis Congênita de Porto Alegre. A iniciativa é da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e este comitê tem se reunido mensalmente com instituições e representantes da saúde. A cada encontro são discutidas iniciativas para erradicação de casos de Sífilis Congênita e de transmissão vertical do HIV, casos que acontecem quando estas infecções são passadas da mãe para o(a) filho(a), durante o período da gestação.

O Coren-RS tem se proposto a ser mais resolutivo e propositivo. Participar de iniciativas como esta buscam, por meio da parceria entre as instituições de saúde, alcançar melhorias para a saúde da população.

Casos em Porto Alegre - Porto Alegre é a capital brasileira com o maior coeficiente de detecção de casos de AIDS nos últimos sete anos. Possui também alta taxa de transmissão vertical do HIV, tendo atingido 5% de casos nos anos de 2009 e 2010. A incidência da Sífilis Congênita tem uma tendência de crescimento no município, com um coeficiente de incidência de 15 casos por mil nascidos vivos no ano de 2013.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional (com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre - SMS)
Acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Laura Glüer - DRT/RS 5.351