06/07/2016 - Comissão entrega proposta de atualização no dimensionamento profissional



A comissão de análise e revisão da Resolução Cofen 293/2004 entregou nesta terça-feira (05) à vice presidente do Cofen, Irene Ferreira, proposta de atualização da norma que estabelece parâmetros para o dimensionamento de pessoal de Enfermagem. A minuta de resolução será submetida a consulta pública e votada pela plenária do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

A proposta apresentada calcula o dimensionamento de pessoal com base no tempo necessário para cada procedimento e no grau de dependência dos(as) pacientes. A atualização já foi debatida pelos gestores no 7º Seminário Administrativo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais e pelos coordenadores(as) de Fiscalização, em reunião realizada em abril, em Brasília.

A comissão é composta pelos(as) enfermeiros(as) Antônio Marinho, Adriana Araújo, Anair Lazzarini, Cleide Mazuela, Jane Biehl e Fernanda Fugulin, atuantes em instituições de ensino e de assistência. Também colaboraram as enfermeiras Raquel Gaidzinski e Daiana Bonfim, autoras de trabalhos acadêmicos que contribuíram para a formulação da proposta.

Fonte: Ascom - Cofen