06/07/2016 - Em visitas a Pronto Atendimentos de Porto Alegre, Coren-RS testemunha precariedade



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizou, na tarde desta terça-feira (05), visitas fiscalizatórias a duas unidades de saúde em Porto Alegre: o Pronto Atendimento (PA) Bom Jesus e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar. As ações foram motivadas por denúncias feitas ao Coren-RS.

Nos dois locais foram constatadas precariedades, como falta de segurança, superlotação e déficit de profissionais de Enfermagem. O Conselho foi representado pelo presidente Daniel Menezes de Souza, pela coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), Cláudia Mastrascusa, pelas enfermeiras fiscais Cátia Alexius e Flávia Carneiro, pela assistente de fiscalização Rita Tamboreno e pela estagiária do Defisc Mara Eich.

No PA Bom Jesus, os(as) funcionários(as) estavam realizando uma paralisação em função da falta de segurança no local. Apenas casos graves estavam sendo atendidos. 

Na UPA, o Conselho testemunhou a superlotação que motivou, nesta terça, a restrição aos atendimentos. Os(As) usuários(as) estão enfrentando um tempo de espera elevado e tendo de ficar internados(as) em locais inapropriados, como a Sala de Medicação, justamente pela falta de leitos na unidade. 

O Conselho dará encaminhamento aos dados coletados, por meio da elaboração de relatórios de visita, e cobrará dos órgãos responsáveis a resolução das irregularidades constatadas. O Coren-RS está sempre ao lado da Enfermagem e atento às condições das instituições de saúde. O objetivo é garantir um atendimento de qualidade e com segurança aos(às) usuários(as) e a atuação legal dos(as) profissionais de Enfermagem, que muitas vezes acabam sendo expostos(as) à sobrecarga e à precariedade.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176