06/07/2016 - Conselho defende transparência na gestão de recursos e atendimento de qualidade à população



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou nesta quarta-feira (06) da audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (CSMA) que debateu a crise do financiamento e intervenções dos municípios em hospitais do interior do Estado, em virtude de dívidas, paralisação de serviços ou má gestão. Coordenada pelo deputado Tarcísio Zimmermann (PT), a audiência teve a presença de gestores dos hospitais sob intervenção em Gramado, Jaguarão e Rio Grande, que defenderam a retomada do Incentivo de Cofinanciamento de Assistência Hospitalar (IHOSP), criado para complementar o custeio dos procedimentos de média complexidade, e o reajuste da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Coren-RS tem participado ativamente dos debates promovidos pela CSMA. Em sua fala, o presidente do Conselho, Daniel Menezes de Souza, relatou que o Coren-RS tem encontrado diversas situações graves nas instituições de saúde do Estado, mais recentemente nos hospitais. “Não é somente a redução do quadro dos profissionais da Enfermagem por conta da crise no financiamento, mas situações graves nas estruturas físicas e falta de materiais essenciais para o exercício da profissão”, disse. Em visitas fiscalizatórias realizadas pelo Coren-RS são constatadas sobrecarga de trabalho e falta de condições para os(as) profissionais exercerem suas funções, além de estruturas precárias. O presidente do Coren-RS finalizou sua participação afirmando que é necessário transparência na gestão dos recursos públicos, com prestação de contas. “Precisamos saber onde são aplicados os recursos e o que eles têm gerado efetivamente para um atendimento de qualidade à população”, salientou.

No final da audiência, foi entregue no Palácio Piratini uma carta da Frente Gaúcha em Defesa da Saúde Pública (leia aqui), que congrega várias entidades e parlamentares, solicitando uma audiência com o governador José Ivo Sartori para debater a grave situação enfrentada pelos hospitais, municípios e trabalhadores(as) devido ao atraso e cortes nos repasses de recursos para a saúde.

Além de parlamentares e gestores de municípios e hospitais, participaram da audiência pública o presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do RS (Feessers), Milton Kempfer, e representantes de vários Sindisaúdes do Estado.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695