07/07/2016 - Fiscalização do Coren-RS alinhada com as práticas nacionais



O coordenador adjunto do Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Lúcio de Camargo, participou nesta semana do encontro de coordenadores desta área no Sistema Cofen/Conselhos Regionais. O evento aconteceu na sede do Cofen, em Brasília, na terça e quarta-feira (dias 05 e 06), com o objetivo de fomentar boas práticas que tornem a fiscalização mais efetiva. A conselheira Nelci Dias, que estava em Brasília para acompanhar a Marcha em Defesa do SUS, também participou da atividade, no encerramento. 

Esse é o segundo encontro de uma série de reuniões trimestrais propostas para 2016 e inclui apresentações e trabalhos em grupo para a construção conjunta de diretrizes. Segundo Lúcio, o objetivo é uniformizar o fluxograma do processo fiscalizatório e planejar as ações do ponto de vista tático e operacional. 

A fiscalização do exercício profissional é a função primordial dos Conselhos de Enfermagem, definidas na Lei 5.905/1973. No Coren-RS, a fiscalização tem focado suas ações na busca do cumprimento da legislação relativa ao exercício da Enfermagem, com ênfase educativa dos(as) profissionais e instituições. A ideia é orientar para que as regras sejam cumpridas e a população possa ser atendida da melhor forma possível. 

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Laura Glüer
DRT/RS 5.351