08/07/2016 - Coren-RS participa de Marcha da Saúde em Brasília



Na quarta-feira (06), cerca de 5 mil pessoas se reuniram em Brasília para a Marcha da Saúde, da Seguridade e da Democracia, convocada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). Na ocasião, estiveram presentes diversas instituições e representantes das categorias da saúde, incluindo o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

A conselheira Nelci Dias e a representante da Comissão de Auxiliares e Técnicos do Coren-RS Claudete Miranda participaram da manifestação representando o Conselho. Segundo Nelci, é fundamental que o Coren-RS seja protagonista nesse momento de luta, com o objetivo de evitar retrocessos, a fim de garantir conquistas da Constituição de 1988, que implantou o Sistema Único de Saúde (SUS). 

A manifestação teve início pela manhã, em marcha ao Congresso Nacional. Além de garantir a defesa do SUS, a marcha também buscou pautar a preservação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

PEC 241
Os(As) manifestantes também protestaram contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, encaminhada ao Congresso pelo presidente interino Michel Temer. A PEC, que fixa um teto para os gastos públicos, pode representar corte de até R$ 2,7 bilhões para o SUS, até 2018. A Enfermagem representa mais da metade dos recursos humanos em Saúde no Brasil, e o subfinanciamento repercute diretamente nas condições de trabalho e assistência desses profissionais.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional (com informações do Cofen)
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Laura Glüer - DRT/RS 5.351