14/07/2016 - Em ação coordenada, Coren-RS e Vigilância Sanitária cobram resoluções de problemas em ILPI



Em uma ação coordenada, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e a Vigilância Sanitária do município de Alvorada cobraram resoluções de problemas constatados em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) na cidade. O Residencial Geriátrico Selister foi alvo de uma visita fiscalizatória do Coren-RS em fevereiro deste ano. Além de inadequações relacionadas ao exercício da Enfermagem, a Fiscalização testemunhou acúmulo de lixo e presença de insetos. O Conselho, então, encaminhou denúncia ao órgão responsável, o CEVS, que repassou a demanda à Vigilância Sanitária. 

Vistoria da Vigilância constatou uma série de inconformidades: insetos, sujeira e alimentos vencidos na cozinha, odor de urina nos quartos e áreas externas com acúmulo de entulho. Em maio, a ILPI encaminhou documentos comprobatórios de desinsetização e limpeza do local, o que sanaria as irregularidades apontadas.

Quanto aos pontos apontados pelo Coren-RS, a instituição está em processo de adequação. Uma nova visita fiscalizatória foi realizada em junho.

O Coren-RS está sempre ao lado da Enfermagem e atento às condições das instituições de saúde. Sempre que necessário, o Conselho atua de forma coordenada com outros órgãos, a fim de garantir um atendimento de qualidade e com segurança aos(às) usuários(as) e a atuação legal dos(as) profissionais de Enfermagem.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176