20/07/2016 - Conselhos da saúde se reúnem para debater o Novo Ato Médico e ações multiprofissionais



Diversos Conselhos profissionais da área da saúde do Estado se reuniram nesta terça-feira (19) para pautar ações multiprofissionais em defesa da saúde e contra o PLS 350/2014, conhecido como Novo Ato Médico. Na ocasião, foi discutido o impacto do Projeto de Lei no Senado tanto na saúde pública quanto no dia a dia de profissionais das áreas da saúde.

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) foi representado pelo conselheiro Ricardo Haesbaert. Também participaram representantes dos conselhos de Farmácia (CRF), Educação Física (CREF2), Odontologia (CRO), Psicologia (CRP), Biomedicina (CRBM5), Nutrição (CRN-2) e Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO5). Segundo Ricardo, o objetivo dessa mobilização não é corporativo, mas em defesa de uma saúde integral e que seja eficiente para toda a população. 

Para consolidar o que foi debatido, a proposta é que seja criada uma Frente em Defesa da Saúde, que atue de forma multiprofissional e dialogue com parlamentares a respeito da valorização das diversas áreas da saúde envolvidas. Também será elaborado um documento expondo esses posicionamentos e entregue a representantes gaúchos(as) no Senado.

Recentemente, o Conselho Nacional de Saúde também se manifestou, recomendando que Senadores rejeitem o Projeto de Lei. Confira o documento na íntegra aqui.

PLS 350/2014 – O Novo Ato Médico

Esse Projeto de Lei no Senado tem como proposta tornar alguns procedimentos exclusivos de médicos(as), que já são realizados por outros(as) profissionais da saúde. Conforme debatido na reunião desta terça-feira, foi consenso que esse projeto significa um retrocesso à saúde, pois representa a reafirmação de uma hierarquia histórica de médicos(as) sobre os(as) demais profissionais.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Texto: acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Laura Glüer - DRT/RS 5.351
Foto: CREFITO5