26/07/2016 - Ação do Coren-RS mobiliza trabalhadores e comunidade em Novo Hamburgo



Desde o dia 12, corre na Justiça ação civil pública movida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) contra o Hospital Geral de Novo Hamburgo, cobrando da gestão a solução de irregularidades. O Coren-RS aponta déficit de pessoal e acúmulo de funções de enfermeiros(as) no hospital. Muitos dos 58 enfermeiros(as) que trabalham no local supervisionam várias unidades, de forma irregular. O contingente ideal para suprir todas as 14 unidades do hospital seria de 131 enfermeiros(as), ou seja, está faltando mais do que o dobro de profissionais para atender a população (126%). 

No último dia 15, o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, o conselheiro Ricardo Haesbaert, e a coordenadora do Departamento de Fiscalização, Cláudia Mastrascusa, estiveram reunidos com o presidente do Sindisaúde de Novo Hamburgo, Jadir Peixoto Goulart, para tratar sobre a situação do hospital. Jadir trouxe outras denúncias, relatadas por técnicos(as) de Enfermagem, que também se sentem sobrecarregados(as), exercendo funções que são privativas de enfermeiros(as) para atender a demanda. 

O déficit de profissionais enfermeiros(as) no Hospital Geral de Novo Hamburgo ganhou repercussão na mídia nos últimos dias. Veja o link da matéria veiculada nesta segunda-feira (25) no programa Band Cidade, da TV Bandeirantes, e acompanhe o caso.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Laura Glüer
DRT/RS 5.351