28/07/2016 - Coren-RS faz ação inédita de diálogo com trabalhadores(as) do São Camilo

Equipe recebeu informações sobre o processo que aponta irregularidades da gestão do hospital

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) promoveu na terça-feira (26) uma reunião com os(as) profissionais de Enfermagem do Hospital São Camilo, em Esteio, na Região Metropolitana. Participaram aproximadamente 180 funcionários(as) da instituição, entre auxiliares, técnicos(as) e enfermeiros(as). Esta foi uma ação inédita do Conselho, de caráter orientativo e educativo, para esclarecer a equipe em relação ao processo fiscalizatório que aponta irregularidades na instituição. 

Desde 2014, existe um processo fiscalizatório do Coren-RS contra o hospital. Nas visitas foram constatadas irregularidades, como o déficit de profissionais de Enfermagem. O hospital não respondeu a notificação extrajudicial enviada pelo Conselho e alguns pontos apontados no processo seguem pendentes de resolução. O Coren-RS estuda, agora, as medidas cabíveis neste caso. 

O Coren-RS foi representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza, pela conselheira Nelci Dias, pela coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), Cláudia Mastrascusa, e pelo coordenador adjunto do Defisc, Lúcio de Camargo. Eles falaram sobre a legislação da Enfermagem e sobre como garantir o exercício legal da profissão.

“O Conselho está atuando e está preocupado com a situação. Viemos buscando a resolução dos problemas constatados nas visitas fiscalizatórias, especialmente os mais graves. Nosso papel é garantir um exercício profissional com segurança”, disse Daniel. “As irregularidades têm que ser sanadas para assegurar uma assistência de Enfermagem sem riscos, tanto para os(as) profissionais quanto para os(as) usuários(as)”, completou Nelci. 

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176