29/07/2016 - Em visita fiscalizatória ao HPS, Coren-RS aponta déficit de profissionais da Enfermagem



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizou, na noite de quinta-feira(28), uma visita fiscalizatória no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS). A atual gestão do Coren-RS tem percorrido as instituições de saúde com o intuito de avaliar o quadro de pessoal e também as condições de trabalho para prestar atendimento adequado à população.

A equipe do Coren-RS, formada pelo presidente, Daniel Menezes de Souza, pela coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), Cláudia Mastrascusa, pelo coordenador adjunto, Lúcio de Camargo, e pelas enfermeiras fiscais Mara Fagundes e Muriel Viegas e Silva constatou em todas as unidades visitadas várias irregularidades, como o número inadequado de profissionais de Enfermagem para atender aos(às) pacientes, com escalas cobertas com a realização de horas extras por trabalhadores(as) de outros turnos, fazendo com que muitas vezes trabalhem até 18 horas por dia. A falta de alguns materiais e muitas áreas físicas inadequadas também foram apontados.

Temas como o dimensionamento de pessoal de Enfermagem e condições para o exercício profissional no HPS foram pauta de reunião entre o Coren-RS e a Associação dos Servidores do Hospital de Pronto Socorro (ASHPS). Em junho, o presidente da ASHPS, Everaldo Nunes da Silva, entregou ofício ao Coren-RS solicitando apoio nessas questões.

O presidente do Coren-RS ressalta que a defasagem de profissionais de Enfermagem favorece o risco de danos aos(às) pacientes, decorrentes da exaustão por sobrecarga de trabalho de seus(suas) trabalhadores(as). “Nosso papel é garantir um exercício profissional com segurança para um atendimento de qualidade ao cidadão”, salienta.

Desde 2013, existe um processo fiscalizatório do Coren-RS contra o hospital. O relatório dessa inspeção com as irregularidades que comprometem a qualidade e a segurança do atendimento prestado à população será acrescentado ao processo e serão tomadas as providências necessárias.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Denise Campão
DRT/RS 5.695