31/08/2016 - Coren-RS participa de reunião sobre violência no Hospital São Lucas da PUCRS



A coordenadora do Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Cláudia Mastrascusa, participou na terça-feira (30) de uma reunião com a Enfermagem do Hospital São Lucas da PUCRS para tratar sobre o tema da violência na instituição, em especial após o tiroteio ocorrido na última semana, que resultou na morte de um paciente.

A reunião debateu a necessidade de atitudes urgentes em relação à segurança dos(as) profissionais do hospital. Segundo Cláudia, também foi abordado o acompanhamento psicológico dos(as) colegas com reação aguda ao estresse ou mesmo estresse pós-traumático.

Na emergência, área mais vulnerável a esse tipo de situação, foi sugerida uma nova estruturação que possibilitasse rota de fuga em casos de violência. O Coren-RS também apresentou sugestões em relação a mudanças no processo de trabalho da Enfermagem.

A gestão do hospital disse que está prevista a implantação de catracas na entrada principal, o que controlaria melhor o acesso de pessoas ao hospital. Além do Coren-RS e da coordenação de Enfermagem do Hospital São Lucas, participaram da reunião diretores do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs) e um representante do RH do hospital. 

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Laura Glüer
DRT/RS 5.351