12/09/2016 - Em ação fiscalizatória, Coren-RS confirma superlotação na emergência do Hospital Conceição



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizou na segunda-feira (12) uma ação fiscalizatória no Hospital Conceição, em Porto Alegre. A ação foi motivada por uma série de denúncias recentes recebidas pelo Conselho, que apontam irregularidades como déficit de profissionais da Enfermagem e consequente sobrecarga desses(as) profissionais, além de superlotação de pacientes, especialmente na emergência, um problema da rede do município de Porto Alegre e região, cuja solução é responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde.

A ação foi realizada pela coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), Cláudia Mastrascusa, pelo coordenador adjunto, Lúcio de Camargo, pela enfermeira fiscal Kenia Ehara e pelos estagiários do Defisc Ana Luisa dos Santos e Leonardo Barros do Amarante. 

“A situação que testemunhamos, especialmente na emergência, é caótica. As condições são precárias, tanto para profissionais quanto para usuários(as). Não há leitos suficientes e há diversos(as) pacientes em cadeiras”, diz Cláudia. 

A partir da visita realizada esta semana, serão dados os encaminhamentos necessários para a resolução dos problemas apontados. Essa é uma situação de saúde pública que gera sobrecarga dos(as) profissionais e é prejudicial à população de Porto Alegre, por isso foco de atenção do Coren-RS.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176