16/09/2016 - Reunião com responsáveis técnicos discute dimensionamento



Enfermeiros(as) responsáveis técnicos (RTs) de Porto Alegre e Região Metropolitana participaram nesta sexta-feira (16) de uma reunião para tratar sobre o tema do dimensionamento, organizada pelo Coren-RS, no auditório da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) – seção Rio Grande do Sul/ ABEn-RS

Na reunião, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Daniel Menezes de Souza, ressaltou o papel dos(as) RTs na garantia da qualidade da assistência. Também reforçou o pedido para que todos(as) que atuam como responsáveis técnicos e as equipes de Enfermagem respondam a consulta que está sendo realizada pelo Cofen sobre dimensionamento. A consulta visa coletar considerações para atualização da normativa.

Durante a reunião, a enfermeira Ruth Somensi, responsável técnica do Complexo Hospitalar Santa Casa, apresentou alguns resultados de sua pesquisa de mestrado que calcula a carga de trabalho do(a) enfermeiro(a). “É fundamental o mapeamento de papéis e processos para a realização de um adequado dimensionamento. A análise não pode ser somente quantitativa”, observou. 

Daniel encerrou enfatizando que o Conselho está sempre aberto para ajudar os(as) profissionais e as instituições na busca do dimensionamento ideal, embasado em análises técnicas. Além de responsáveis técnicos de diferentes instituições e serviços de Porto Alegre e Região Metropolitana, a reunião teve também a presença dos coordenadores do Departamento de Fiscalização do Coren-RS, Cláudia Mastrascusa e Lúcio de Camargo. 

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Laura Glüer
DRT/RS 5.351