16/09/2016 - Coren-RS investe na qualificação de enfermeiros(as) fiscais



Os(As) enfermeiros(as) fiscais do Departamento de Fiscalização (Defisc) do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizaram nesta quarta e quinta-feira (14 e 15) uma capacitação na Sede, em Porto Alegre. O presidente do Conselho, Daniel Menezes de Souza, saudou o grupo no início das atividades.

Na quarta-feira, o grupo assistiu a uma palestra da procuradora do Coren da Bahia e assessora jurídica da Câmara Técnica de Fiscalização do Cofen (CTFIS), Tycianna Monte Alegre. Ela falou sobre quais informações são mais relevantes no momento de elaborar o relatório circunstanciado. Esse relatório, que compõe o processo fiscalizatório, é essencial para o sucesso de possíveis futuras ações judiciais.

Tycianna também se reuniu com o Departamento Jurídico e com a diretoria do Coren-RS. Nos encontros, foram tratados o andamento dos processos fiscalizatórios e das ações civis públicas.

Na quinta-feira, a enfermeira Rute Somensi, responsável técnica do Complexo Hospitalar Santa Casa, apresentou aos(às) enfermeiros(as) fiscais a sua tese de mestrado sobre dimensionamento de pessoal. A palestra abriu espaço para o debate acerca dos novos parâmetros para o dimensionamento. Até o dia 19, o Cofen está promovendo uma consulta pública sobre o assunto (saiba mais aqui).

As ações fiscalizatórias do Coren-RS, agora, têm um caráter mais orientativo e educativo, e não meramente punitivo. Nesse sentido, capacitar os(as) funcionários(as) do Defisc é essencial. É um Coren-RS mais resolutivo, acolhedor e apoiador da categoria. 

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176