26/09/2016 - Conselho participa do 7º Simpósio de Enfermagem SETREM, em Três de Maio

Evento discutiu estratégias de prevenção ao suicídio

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou e foi um dos apoiadores do 7º Simpósio de Enfermagem SETREM, promovido pela Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM). As atividades ocorreram nos dias 22 e 23 (quinta e sexta-feira), em Três de Maio. O Coren-RS foi representado pelo enfermeiro fiscal Fábio Meller da Motta.

O simpósio discutiu um tema desafiador e que ainda se mostra como um grande tabu: o suicídio. “Estudantes e profissionais de Enfermagem puderam vivenciar um espaço de troca, para ressignificar o assunto e alcançar avanços no fortalecimento da rede de atenção psicossocial e prevenir o suicídio na região”, disse Fábio.

Conforme levantamentos oficiais, no Brasil, são 32 mortos diariamente, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. O Rio Grande do Sul lidera o ranking, com 10,4 casos a cada 100 mil habitantes – o dobro da média nacional.

Setembro Amarelo – O simpósio em Três de Maio é alusivo ao Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

Mais informações: www.setembroamarelo.org.br.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional (com informações do CVV - Centro de Valorização da Vida e da OMS – Organização Mundial da Saúde)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176