07/10/2016 - Coren-RS participa de reunião do Comitê de Transmissão Vertical HIV e Sífilis Congênita de Porto Ale



Na quinta-feira (6), o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou de mais uma reunião mensal do Comitê de Transmissão Vertical HIV e Sífilis Congênita. Esta é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e tem sido promovida junto às instituições e entidades representativas da saúde. Quem representou o Coren-RS foi o conselheiro Ricardo Haesbaert.

A cada encontro são discutidas iniciativas multidisciplinares para erradicação de casos de Sífilis Congênita e de transmissão vertical do HIV. Estes casos acontecem quando as infecções são passadas da mãe para o(a) filho(a), durante o período da gestação. O Coren-RS tem se somado a esta pauta e quer, junto com as instituições da saúde, contribuir para a melhoria da saúde pública gaúcha.

A realidade da capital

Porto Alegre é a capital brasileira com o maior coeficiente de detecção de casos de AIDS nos últimos sete anos. Possui também alta taxa de transmissão vertical do HIV, tendo atingido 5% entre 2009 e 2010. A incidência da Sífilis Congênita tem uma tendência de crescimento no município, o que representa incidência de 15 casos por mil nascidos vivos no ano de 2013.


Fonte: Departamento de Comunicação Institucional 
(com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre - SMS)
Acadêmica de jornalismo Mariana Bello
Supervisão: jornalista Laura Glüer - DRT/RS 5.351