14/10/2016 - Coren-RS participa de debate sobre ética e redes sociais na Faculdade CNEC, de Bento Gonçalves



O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Daniel Menezes de Souza, realizou na quinta, 13, a palestra "Ética e redes sociais na Enfermagem", na Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves (CNEC Bento). A atividade fez parte da X Semana de Integração da Enfermagem e IV Mostra de Vivências Acadêmicas.

Daniel trouxe casos de uso indevido das mídias sociais por profissionais da enfermagem, com exemplos de fotos tiradas em centros cirúrgicos e publicadas em redes como o Facebook, Instagram e Whatsapp. O presidente do Coren-RS questionou os(as) estudantes e docentes presentes se caberia ao profissional de enfermagem, do ponto de vista ético e legal, replicar ou compartilhar imagens nas quais o indivíduo precisaria de cuidados e não exposição.

Também foram debatidas as implicações éticas e legais não somente dos compartilhamentos, mas de curtidas e comentários em postagens. “A ética ultrapassa esse viés da culpabilidade direta”, comentou Daniel, que também apresentou itens do Código de Ética dos profissionais de Enfermagem que já contemplam a captação e propagação de imagens. “Já existe um grupo trabalhando no Cofen a revisão do nosso Código de Ética e certamente a nova versão deverá ter itens bem específicos quanto às mídias sociais”, advertiu.

Na sequência do evento, a gerente de Recursos Humanos do Hospital Tachini, de Bento Gonçalves,k Cristiane Aruz, falou sobre aspectos relacionados às mídias sociais observados na seleção de profissionais. O debate tratou basicamente dos limites da privacidade e de como os(as) profissionais devem se resguardar para evitar desvios éticos e futuras sanções.
Estar mais próximo dos(as) estudantes e das instituições de ensino formadoras de profissionais da Enfermagem é uma das grandes metas do Conselho. Para ter a participação do Coren-RS em algum evento, escolas e universidades podem entrar em contato pelo e-mail secretaria@portalcoren-rs.gov.br.


Fonte: Departamento de Comunicação Institucional
Jornalista Laura Glüer
DRT/RS 5.351